RECEITAS CULINÁRIAS
Google Adsense
| Página Inicial | Envie sua receita | Fale Conosco |
 
Google Adsense
Google Adsense
Seções
Antepastos
Aves
Bebidas
Bifes
Bolos
Carnes
Cozinha com Microondas
Dicas Para Cozinha
Diet
Entradas Especiais
Frutas
Lanches
Legumes
Light
Massas com Aves
Molhos
Receitas Nordestinas
Outros
Pães
Peixes
Receitas Árabes
Recheios e massas
Saladas
Salgadinho
Sobremesas
Sojas
Sopas
Sorvetes
Suínos
Tipicas
Tortas
Vitaminas
Seções Especiais
Carne de Coelho
Carne de Cordeiro
Carne de Avestruz

Parceria
PARCEIRO 01
PARCEIRO 02
PARCEIRO 03

Receitas Nordestinas

* * * * *

27     Moqueca de catado de siri ou caranguejo

Ingredientes
1 kg de catado de siri ou caranguejo
3 dentes de alho socado com sal e limão
1 cebola
1 pimentão
2 tomates
coentro e cebolinha
1 xícara (chá) de dendê (mais ou menos)
leite de 1 coco
pimenta malagueta ou de cheiro (opcional)

Modo de fazer

Tempere o catado com alho, sal e limão. Bote óleo em uma panela, ponha o catado, os temperos verdes picados, a cebola, o pimentão e os tomates em rodelas por cima e o dendê. Leve ao fogo para cozinhar. Quando ferver, quase cozido, ponha o leite de coco e deixe ferver mais um pouco. Mexa sempre para não pegar.
Obs : O catado cozinha em poucos minutos pois já é aferventado.

* * * * *

28     Moqueca de peixe

Ingredientes

1 kg de peixe
sal, alho e limão
coentro, coentro largo, cebolinha
2 tomates
1 cebola
l pimentão
leite de 1 coco
1 xícara de dendê
óleo
pimenta malagueta ou de cheiro (opcional)

Modo de fazer

Corte o peixe em postas (ou filé de peixe). Tempere com alho, sal e limão. Ponha óleo em caçarola ou frigideira de barro, arrume posta por posta. Cubra as postas com os temperos picadinhos, rodelas de pimentão, cebola e tomates. Tampe e deixe por alguns minutos para tomar bem o gosto dos temperos. Leve ao fogo para cozinhar. Logo que comece a ferver, vire posta por posta para cozinhar por igual. Ponha o dendê e o leite e deixe cozinhar destampado, para que fique com o caldo grosso e o leite não fique separado do dendê. Experimente o sal. Se gostar, ponha uma pimenta inteira antes de tirar do fogo.

Obs: Muito cuidado ao virar as postas para não esbagaçar. Se você vir que vai esbagaçar, não vire. Sacuda um pouco a panela em sentido giratório e com uma colher vai jogando o próprio caldo das bordas por cima das postas. Cuidado para o peixe não pegar no fundo da panela. Depois de colocar o leite de coco, não se deve tampar a panela. Só tampe depois que tirar do fogo, para evitar que talhe o caldo. Não se põe água em moqueca. Se ficar seca e quiser aumentar o caldo, ponha um pouco de leite de vaca e deixe ferver mais um pouco. Nunca faça moqueca com uma posta por cima da outra. É preferível fazer em duas panelas.

* * * * *

 29    Moqueca de peixe especial

Ingredientes

1 ½ kg de peixe
3 cebolas
2 limões
1 pimentão
molho de coentro
3 dentes de alho
4 tomates
pimenta malagueta
leite de 1 côco
azeite de dendê

Modo de fazer

O peixe, depois de devidamente limpo e tratado, é temperado com um molho feito de alho esmagado, coentro, sal e limão. Por cima do peixe, já na frigideira, colocam-se os tomates sem semente, o pimentão e a cebola, cortada em rodelas, o leite de côco, o azeite e a pimenta; deixa-se ferver o tempo suficiente para cozinhar o peixe.
Obs: Esta mesma receita adapta-se também às outras moquecas, tais como as de siri, camarão, ostra, bacalhau, lagosta, etc.

* * * * *

 30    Peixe assado no leite de côco

Ingredientes

1 dourado grande
1 pimentão vermelho
½ xícara de azeite, sal, limão
rodelas de cebola, salsa, coentro
1 vidro de leite de côco
farinha de mandioca, molho de tomate

Modo de fazer

Limpe o peixe, esfregue com sal, limão, rodelas de cebola, salsa, coentro, pimentão (de preferência vermelho) e deixe-o descansar nesse tempero. Depois leve o peixe para uma assadeira com os temperos, regando com bom azeite. Quando estiver quase pronto, junte umas duas conchas de molho de tomate e o leite de um côco. Sirva com um bom pirão de farinha de mandioca.

* * * * *

31     Sarapatel

Ingredientes

Sangue de porco, 1 garrafa de vinagre, 1 colher de sopa de sal, todos os miúdos de porco, tempero seco, como se usa no preparo de carne guisada, temperos verdes (tomate, coentro e cebola), 2 folhas de louro, meio quilo de banha.

Modo de Fazer

Guarde o sangue cru. Lave as tripas com limão, bem lavadas. O mesmo acontecendo com os miúdos. Corte tudo em pedacinhos. Junte tudo num caldeirão grande com bastante água e os temperos verdes e secos. Cozinhe de um dia para o outro e deixe no fogo até a hora de ser servido. Bote a banha toda, as folhas de louro. Quase na hora de tirar do fogo, quando os miúdos estiverem cozidos, ponha o sal.

* * * * *

32     Sarapatel

Ingredientes
tripas e miúdos de porco bem limpos e lavados com limão e aferventados
coentro e sal
folhas de louro e pimenta-do-reino
cravo-da-índia moído
2 dentes de alho

Modo de fazer

Depois de cortar tudo em pedacinhos, faça o tempero bem socado. Junte a esses temperos os miúdos já picados e deixe tomar gosto. Afervente em separado o sangue, que é depois esfarelado dentro da panela. Põe-se um pouco de água e deixa-se cozinhar bem devagar, de um dia para outro.

* * * * *

33     Vatapá

Ingredientes

1 kg de farinha do reino
½ kg de camarão (fresco ou seco) ou ½ kg de peixe seco
2 colheres (sopa) de farinha de amendoim
2 colheres (sopa) de farinha de castanha
2 colheres (sopa) de farinha de camarão
1 colherinha de gengibre ralada, (opcional)
leite de 1 coco grande (leite grosso e leite fino)
1 ½ xícara de dendê
2 cebolas grandes
4 tomates
1 pimentão
alho socado com sal, bem coentro, cebolinha e coentro largo
pimenta de cheiro ou malagueta (opcional)
1 xícara de óleo

Modo de fazer

Descasque os camarões ou ponha de molho o peixe seco. Dissolva a farinha em 1 litro de água, bata no liquidificador ou passe em uma peneira. Reserve-o. Bata no liquidificador todos os temperos acima e as farinhas. Ponha óleo em uma panela com os temperos já batidos, os camarões ou o peixe e o dendê. Deixe cozinhar. A metade dessa moqueca despeje na farinha de trigo já dissolvida com água e leve ao fogo, mexendo sem parar para não embolar nem pegar no fundo da panela. Antes de tirar do fogo, coloque o restante da moqueca e o leite de coco e deixe terminar de cozinhar. Experimente o sal. Não pode parar de mexer.

Obs: Se o vatapá engrossar muito antes de cozinhar, ponha um pouco de leite fino de coco ou um pouco de água. Se por acaso ficar mole, ponha um pouco de farinha de trigo dissolvida em um pouco de água para não embolar.

Como fazer o pó de camarão
Bata as cabeças e alguns camarões secos no liquidificador, Misture bem, depois passe na peneira. A mesma coisa com amendoim torrado e castanha.

* * * * *

 34   Xinxim de bofe

Ingredientes

2 kg de bofe fresco (de boi)
½ kg de camarões fresco ou seco
2 cebolas
3 tomates
coentro, coentro largo e cebolinha (à vontade)
2 xícaras de dendê
leite de 1 coco
alho socado com sal
2 colheres (sopa) de farinha de camarão
1 colher (sopa) de farinha de amendoim
1 colher (sopa) de farinha de castanha
óleo

Modo de fazer

Corte o bofe em pedaços pequenos. Tire todos os nervos. Afervente em água e sal. Escorra. Passe na máquina de moer carne, em peça não muito fina. Leve ao fogo para cozinhar. Ponha bastante água. À parte, faça uma moqueca com os temperos, os camarões, as farinhas e o dendê. Ponha a metade da moqueca no bofe que deve estar cozinhando. Na outra metade ponha o leite de coco. Deixe ferver um pouco. Ponha no bofe quase cozido. Mexa sempre para não pegar no fundo da panela. Experimente o sal. Se gostar, ponha 1 pimenta de cheiro antes de tirar do fogo.
Obs: O xinxim de bofe deve ficar com o mínimo de caldo possível. O bofe demora um pouco para cozinhar. Daí ser necessário sempre colocar um pouco de água quente. Só ponha o último tempero quando secar a água.

* * * * *

35    Xinxim de galinha

Ingredientes

1 galinha
1 xícara de azeite de dendê
200 g de camarões (fresco ou seco)
1 colher (sopa) de farinha de amendoim
1 colher (sopa) de farinha de castanha
1 colher (sopa) de farinha de camarão
1 pimentão
3 tomates
l cebola
tempero verde à vontade: coentro, coentrão (coentro largo ou coentro de peixe), cebolinha
alho socado com sal
vinagre
óleo

Modo de fazer

Tempere a galinha cortada em pedaços pequenos com todos os temperos liquidificados e deixe por alguns minutos. Doure a cebola cortada bem miudinha no óleo, ponha a galinha e deixe cozinhar. Antes de cozinhar completamente, ponha os camarões, as farinhas e o dendê. Deixe terminar de cozinhar, mexendo sempre com cuidado para não esbagaçar e não pegar no fundo da panela. Experimente o sal.

* * * * *

36   Galinha de Cabidela

Ingredientes

1 galinha de capoeira gorda, 1 cebola picada, 1 colher de sopa de coentro e cebolinho bem picados, 1 colher de banha, outra de manteiga, sal a gosto.

Modo de Fazer

Sangre a galinha e apare o sangue num prato fundo com 2 colheres de sopa de vinagre, sempre batendo com um garfo. Cozinhe a galinha aos pedaços e, quase na hora de servir ponha o sangue e mexa bem que é para não talhar. A galinha deve ser cozida com pouca água e com todos os temperos

* * * * *

37     Buchada

Ingredientes

Cabeça de carneiro ou cabrito, sangue, miúdos, tripas, limão, sal, pimenta, alho, hortelão, salsa, tomate, cebolinha, coentro, vinagre, toucinho e farinha de mandioca.

Modo de Fazer

Bem limpo o fato do carneiro ou cabrito, leva-se ao fogo a aferventar bastante. Escorre-se a água e lava-se novamente com limão e sal. Em seguida, cortando-se bem miúdas as tripas, o fígado, o sangue coalhado e aferventando a parte, só se deixando inteiro o bucho propriamente dito. Faz-se o tempero dos miúdos com hortelã, bastante pimenta do reino, alho, sal, salsa, cebola, tomate, cebolinho e coentro. Põe um pouco de vinagre. Misturam-se bem esses temperos aos miúdos. Coloca-se tudo no bucho, depois deste aberto e estendido sobre uma mesa e junta-se à cabeça do carneiro ou cabrito, depois de cozido à parte, nos mesmos temperos. Costura-se o bucho como se fosse uma trouxa, ensacando tudo. Bastante água na panela, à qual se junta uma colher de sal e um bom pedaço de toucinho. No mínimo cinco horas de fervura em fogo brando. Faz-se o pirão do caldo, esmagando-se o toucinho sobre ele, com as costas de colher de pau.

* * * * *

38     Mão de Vaca

Ingredientes

3 tomates, 2 cebolas pequenas, 4 colheres de sopa de óleo, 1 pimentão picado, 1 quilo de ossobuco, sal, pimenta malagueta, 3 a 5 xícaras de farinha de mandioca.

Modo de Fazer

Ponha o óleo na panela ao fogo brando e, a seguir, a cebola e os tomates cortados em rodelas finas. Junte o pimentão picado, deixe corar um pouco e acrescente o ossobuco previamente temperado com sal e pimenta-do-reino a gosto. Aos poucos, vá adicionando água quente com pimenta-malagueta. Deixe cozinhar em fogo brando até que a carne fique macia, retire-a da panela e reserve-a com o caldo que se formou (mais ou menos 1 litro), faça o pirão colocando a farinha de mandioca, despejando o caldo fervendo e batendo ligeiro até conseguir um mingau grosso. Retire do fogo e sirva logo com a carne que ficou separada.

* * * * *

39     Chambaril

Ingredientes

33 tomates de tamanho médio, 2 cebolas pequenas, 4 colheres (de sopa) de óleo, 1 pimentão picado, 1 quilo de ossobuco, sal, pimenta do reino, molho de pimenta vermelha, 2 xícaras (de chá) de farinha de mandioca.

Modo de Fazer

Aqueça o óleo e, a seguir, a cebola e os tomates, cortados em rodelas finas. Junte então o pimentão picado, deixe corar um pouco e acrescente o ossobuco previamente temperado com sal e pimenta do reino a gosto. Aos poucos, despeje água quente e um pouco de molho de pimenta vermelha. Deixe cozinhar em fogo moderado até que a carne esteja macia. Depois desse tempo, retire a carne da panela e reserve-a com o caldo que se formou (deve ter ficado mais ou menos 1 litro), faça o pirão, misturando assim: coloque a farinha de mandioca, despeje o caldo fervente e bata com energia, até obter um mingau grosso. Retire do fogo e sirva logo, acompanhando a carne que ficou reservada.

* * * * *

 40    Galinha de Cabidela

Ingredientes
1 galinha de capoeira gorda,
1 cebola picada,
1 colher de sopa de coentro e cebolinho bem
picados,
1 colher de banha, outra de manteiga, sal a gosto.
Modo de Fazer
Sangre a galinha e apare o sangue num prato fundo com 2 colheres de sopa de vinagre, sempre batendo com um garfo. Cozinhe a galinha aos pedaços e, quase na hora de servir ponha o sangue e mexa bem para não talhar. A galinha deve ser cozida com pouca água e com todos os temperos.

* * * * *

 41    Buchada

Ingredientes
Cabeça de carneiro ou cabrito, sangue, miúdos, tripas, limão, sal, pimenta,
alho, hortelão, salsa, tomate, cebolinha, coentro, vinagre, toucinho e farinha de
mandioca.

Modo de Fazer
Bem limpo o fato do carneiro ou cabrito, leva-se ao fogo a aferventar bastante. Escorre-se a água e lava-se novamente com limão e sal. Em seguida, cortando-se bem miúdas as tripas, o fígado, o sangue coalhado e aferventando a parte, só se deixando inteiro o bucho propriamente dito. Faz-se o tempero dos miúdos com hortelã, bastante pimenta do reino, alho, sal, salsa, cebola, tomate, cebolinho e coentro. Põe um pouco de vinagre. Misturam-se bem esses temperos aos miúdos. Coloca-se tudo no bucho, depois deste aberto e estendido sobre uma mesa e junta-se à cabeça do carneiro ou cabrito, depois de cozido à parte, nos mesmos temperos. Costura-se o bucho como se fosse uma trouxa, ensacando tudo. Bastante água na panela, à qual se junta uma colher de sal e um bom pedaço de toucinho. No mínimo cinco horas de fervura em fogo brando. Faz-se o pirão do caldo, esmagando-se o toucinho sobre ele, com as costas de colher de pau.

* * * * *

42     Mão de Vaca

Ingredientes
3 tomates,
2 cebolas pequenas,
4 colheres de sopa de óleo,
1 pimentão picado,
1 quilo de ossobuco, sal, pimenta malagueta,
3 a 5 xícaras de farinha de mandioca.

Modo de Fazer
Ponha o óleo na panela ao fogo brando e, a seguir, a cebola e os tomates cortados em rodelas finas. Junte o pimentão picado, deixe corar um pouco e acrescente o ossobuco previamente temperado com sal e pimenta-do-reino a gosto. Aos poucos, vá adicionando água quente com pimenta-malagueta.Deixe cozinhar em fogo brando até que a carne fique macia, retire-a da panela e reserve-a com o caldo que se formou (mais ou menos 1 litro), faça o pirão colocando a farinha de mandioca, despejando o caldo fervendo e batendo ligeiro até conseguir um mingau grosso. Retire do fogo e sirva logo com a carne que ficou separada.

* * * * *

43     Chambaril

Ingredientes
3 tomates de tamanho médio,
2 cebolas pequenas,
4 colheres (de sopa) de óleo,
1 pimentão picado,
1 quilo de ossobuco, sal, pimenta do reino, molho de pimenta vermelha,
2 xícaras (de chá) de farinha de mandioca.

Modo de Fazer
Aqueça o óleo e, a seguir, a cebola e os tomates, cortados em rodelas finas. Junte então o pimentão picado, deixe corar um pouco e acrescente o ossobuco previamente temperado com sal e pimenta do reino a gosto. Aos poucos, despeje água quente e um pouco de molho de pimenta vermelha. Deixe cozinhar em fogo moderado até que a carne esteja macia. Depois desse tempo, retire a carne da panela e reserve-a com o caldo que se formou (deve ter ficado mais ou menos 1 litro), faça o pirão, misturando assim: coloque a farinha de mandioca, despeje o caldo fervente e bata com energia, até obter um mingau grosso. Retire do fogo e sirva logo, acompanhando a carne que ficou reservada.

* * * * *

44     Sarapatel

Ingredientes
Sangue de porco,
1 garrafa de vinagre,
1 colher de sopa de sal, todos os miúdos de porco, tempero seco, como se
usa no preparo de carne guisada, temperos verdes (tomate, coentro e cebola),
2 folhas de louro, meio quilo de banha.

Modo de Fazer
Guarde o sangue cru. Lave as tripas com limão, bem lavadas. O mesmo acontecendo com os miúdos. Corte tudo em pedacinhos. Junte tudo num caldeirão grande com bastante água e os temperos verdes e secos. Cozinhe de um dia para o outro e deixe no fogo até a hora de ser servido. Bote a banha toda, as folhas de louro. Quase na hora de tirar do fogo, quando os miúdos estiverem cozidos, ponha o sal.

* * * * *

| 1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |

Links Recomendados
Google adsense

Parceiros
PARCEIRO 01
PARCEIRO 02
PARCEIRO 03
PARCEIRO 04
PARCEIRO 05
Propaganda