RECEITAS CULINÁRIAS
Google Adsense
| Página Inicial | Envie sua receita | Fale Conosco |
 
Google Adsense
Google Adsense
Seções
Antepastos
Aves
Bebidas
Bifes
Bolos
Carnes
Cozinha com Microondas
Dicas Para Cozinha
Diet
Entradas Especiais
Frutas
Lanches
Legumes
Light
Massas com Aves
Molhos
Receitas Nordestinas
Outros
Pães
Peixes
Receitas Árabes
Recheios e massas
Saladas
Salgadinho
Sobremesas
Sojas
Sopas
Sorvetes
Suínos
Tipicas
Tortas
Vitaminas
Seções Especiais
Carne de Coelho
Carne de Cordeiro
Carne de Avestruz

Parceria
PARCEIRO 01
PARCEIRO 02
PARCEIRO 03

Receitas Árabes


Doces e sobremesas

* * * * *

64       DOCE DE ABRICÓ CRISTALIZADO

Ingredientes
1 kg de abricó limpo
1 copo de água
4 xícaras (chá) de açúcar
70 amêndoas descascadas

Modo de Fazer
Ponha a água no fogo, dissolva o açúcar e dependendo da dureza do abricó coloque-os antes ou depois que a água ferver. Quando os abricós começarem a estufar, espete-os por dentro com um garfo e passe-os na beirada de um prato, para seca-los por fora. No centro do abricó, coloque uma amêndoa, cubra com outro abricó, e aperte as beiradas apenas para ligar. Passe-os em açúcar cristalizado e coloque-os em forminhas de papel, depois que estiverem frios.

* * * * *

65       DOCE DE FIGO SECO

Ingredientes
1/2 kg de figo
3 xícaras (chá) de açúcar
4 copos de água
2 colheres (chá) de erva-doce
nozes picadas

Modo de Fazer
Lave o figo, escorra a água e tire os talos. Se os figos forem grandes, corte-os em quatro; se forem pequenos, em dois. À parte, junte a água e o açúcar e leve ao fogo brando sem mexer. Assim que ferver, junte os figos e a erva-doce. Deixe cozinhando e mexa de vez em quando, apenas para não grudar no fundo da panela. Quando começar a engrossar, adicione as nozes. Ao atingir o ponto, retire do fogo e deixe esfriar.

* * * * *

66       ESLIA

Ingredientes
1 kg de trigo eslia
100 g de pinhõezinhos
100 g de uvas-passas
100 g de am6endoas sem pele picadas
100 g de confeito
100 g de nozes picadas
100 g de polpa de romã
erva-doce
açúcar

Modo de Fazer
Deixe o trigo de molho em água por meia hora. Depois, lave-o bem e ponha-o para cozinhar com erva-doce. Assim que o trigo estiver cozido, coe e tempere com açúcar a gosto e junte os demais ingredientes, misturando tudo muito bem.

* * * * *

67       CALDA ESPECIAL

Ingredientes
4 xícaras (chá) de açúcar
1/2 litro de água
1 colher (café) de água de flor de laranjeira
gotas de limão

Modo de Fazer
Ponha o açúcar na água e leve ao fogo brando, mexendo até engrossar. Quando a calda estiver em ponto de fio, junte algumas gotas de limão e retire do fogo. Assim que a calda estiver fria, acrescente a água de flor de laranjeira.

* * * * *

68       MASSA FOLHADA PARA DOCES

Ingredientes
1 kg de farinha de trigo peneirada
1 xícara (chá) de maizena ou araruta
1 ovo
1 colher (café) de açúcar
1 colher (sopa) de azeite
1 pitada de sal
água

Recheio:
1 prato fundo cheio de am6endoas e/ou nozes descascadas e moídas
15 colheres (sopa) de açúcar
1 colher (sopa) de água de flor de laranjeira

Modo de Fazer
Misture esses ingredientes e amasse tudo muito bem. Sove a massa até ficar macia e formar grandes bolhas de ar (mas a massa não deve ficar consistente). A seguir, divida a massa em 5 ou 6 porções, polvilhe com maizena ou araruta, coloque-as num tabuleiro, cubra-as com um pano úmido e deixe descansando por 5 ou 6 horas. Depois forre a mesa com uma toalha, ponha uma porção de cada vez sobre a toalha e, com o auxílio de outra pessoa, estique a massa com as palmas das mãos. Deixe descansar por um instante e torne a esticar, até que a massa cubra toda a mesa e fique fina como um papel de seda. Com uma tesoura, recorte as beiradas, torne a amassá-las e abra-as novamente para aproveitá-las também. Deixe secar. Faça o recheio, misture bem as amêndoas (e/ou nozes) com o açúcar. Na hora de usar, acrescente a água de flor de laranjeira e misture mais um pouco.

* * * * *

69       ARROZ-DOCE SÍRIO

Ingredientes
1/2 xícara (chá) de arroz
1 litro de leite
açúcar a gosto
água de flor de laranjeira

Modo de Fazer
Ferva o leite com o arroz. A seguir, leve para cozinhar em fogo brando, mexendo sempre, para que o arroz não grude no fundo da penal. Quando o arroz estiver cozido, adoce à vontade, coloque um pouco de água de flor de laranjeira e despeje numa travessa. Pode ser servido com compota de abricó.

* * * * *

70       ATAIF 1

Ingredientes
1 1/2 xícara (chá) de leite
1 tablete de fermento para pão
3 1/2 xícaras (chá) de água morna
4 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 pitada de sal
2 xícaras (chá) de água morna
Recheio:
1 forma de requeijão ou catupiry
açúcar
água de flor de laranjeira

Modo de Fazer
Deixe o fermento e o sal no leite frio por alguns minutos. Mexa e junte aos poucos a água morna. Vá despejando sobre a farinha e mexendo com a mão, puxando a massa para cima, durante 10 minutos. A seguir, passe a mistura num coador bem fino de alumínio, acrescentando o restante da água morna para ajudar a passagem pelo coador. Deixe a massa descansar de 1/2 a 1 hora. Despeje um pouco da massa numa chapa grossa bem quente. Asse as panquecas só de um lado. Quando a parte de cima estiver seca, retire-as e coloque-as sobre um pano, cobrindo-as. Faça o recheio esfregando o requeijão ou catupiry com açúcar e a água de flor de laranjeira. Espalhe o recheio sobre a panqueca, dobrando-a e mantendo a parte clara para dentro. Aperte as beiradas e leve ao forno brando para assar. Sirva imediatamente, regando com calda fria.

* * * * *

71       ATAIF 2

Ingredientes
1/2 kg de farinha de trigo
200 g de manteiga derretida
1 pitada de sal
leite

Recheio:
500 g de ricota
3 colheres (sopa) de açúcar

Modo de Fazer
Prepare uma massa de consistência regular com a farinha o sal e o leite. Faça bolinhas e, com um rolo, forme pequenos discos. Passe a manteiga sobre cada um. Depois dobre-os ao meio, volte a esticá-los e finalmente forme tiras. Enrole as tiras formando canudos. Feche uma das extremidades e recheie com a ricota bem amassada com o açúcar. Leve para assar em forno brando até dourar.

* * * * *

72       BELEUA

Modo de Fazer
Unte uma assadeira com manteiga. Corte as folhas da massa folhada (receita) na medida da assadeira. Unte com manteiga derretida cada folha que for colocada na assadeira. Depois de colocar na assadeira umas 20 camadas, espalhe o recheio de nozes ou amêndoas por cima e cubra com outras tantas camadas, sempre untando estas últimas com a manteiga derretida. Deixe as últimas camadas lisas e sem remendos. Corte as camadas em losango e, finalmente, leve a assadeira ao forno brando, por 3 horas. Retire os doces quando estiverem tostados por igual. Logo que tirá-los do forno, regue com calda fria.(receita de calda especial)
 

* * * * *

73       BISCOITOS DE AMÊNDOAS

Ingredientes
2 copos de amêndoas
1 1/2 copo de açúcar
3 claras de ovos
1 colher (café) de fermento em pó
raspas de casca de 1 limão verde

Modo de Fazer
Moa as amêndoas na máquina, com a peça de 3 dentes. Junte as claras, o açúcar, o fermento e a raspa de casca. Misture bem, sem bater, até que a massa fique com consistência para fazer biscoitos. Leve para assar em forno brando.

* * * * *

74       BISCOITOS DE TÂMARAS

Ingredientes
125 g de manteiga
1 xícara de farinha de trigo
1/2 xícara de açúcar
1/2 xícara de nozes picadas
1 xícara de pão torrado moído
1 ovo
1 colher (chá) de essência de baunilha
1 colher (chá) de fermento em pó
1 colher (chá) de tâmaras picadas

Modo de Fazer
Bata a manteiga e o açúcar até atingir a consistência de um creme. Acrescente o ovo, a essência e misture bem. Junte a farinha e o fermento, tornando a misturar. Depois coloque as tâmaras e as nozes, misturando tudo muito bem. Faça bolinhas envolva-as na farinha de pão e coloque-as em forma de papel. Acomode os doces numa assadeira e leve ao forno moderado.

* * * * *

75       BOLO DE AÇAFRÃO

Ingredientes
1/2 kg de farinha de trigo
1 1/2 colher (chá) de açúcar
1 xícara (chá) de azeite
3 colheres (chá) de fermento em pó
1 colher (chá) de erva-doce socada
1 colher (chá) de açafrão
1 pitada de sal
1 xícara de água

Modo de Fazer
Misture a farinha com o açúcar. Acrescente o fermento, o azeite, a erva-doce e o açafrão. Junte a água, aos poucos, e o sal e continue amassando até adquirir a consistência de uma massa de bolacha. Ponha a massa numa assadeira, untada com azeite, e leve ao forno brando.

* * * * *

76       BROA DE LEITE

Ingredientes
1/2 kg de farinha de trigo peneirada
1/2 xícara (chá) de manteiga fresca
1/4 de xícara (chá) de azeite
3/4 de xícara (chá) de açúcar
1 colher (sopa) com erva-doce seca e málabe socados e peneirados
1 colher (café) de sementes inteiras de báraque
1 copo de leite morno fervido
1 tablete de fermento desmanchado num pouco de leite morno com uma pitada de açúcar

Modo de Fazer
Misture todos os ingredientes e amasse bem, até formar bolhas de ar. Tome pequenas porções da massa, abra com as mãos e aperte contra a parte externa de um escorredor de macarrão. Observe que o relevo formado fique bem saliente em um dos lados da broa. Forre o mármore com um pano, coloque as broas, cubra com uma folha de celofane e, por cima de tudo, coloque um cobertor de lã. Depois de 12 horas, leve as broas ao forno bem quente. Quando estiverem douradas, diminua o fogo. Conserve-as abafadas num caldeirão, até a hora de servir. Finalmente, ao servir, umedeça as broas no leite, unte-as com manteiga fresca e pulverize-as com açúcar.

* * * * *

77       BURMA

Ingredientes
1 kg de massa pronta para burma (vendida em empórios árabes)

Recheio:
1/2 kg de amêndoas sem pele moídas
1/4 de kg de nozes picadas
1/4 xícara (chá) de açúcar
1 colher (chá) de água de flor de laranjeira

Calda:
4 xícaras (chá) de açúcar
sumo de 1/4 de limão
1 colher (sobremesa) de água de flor de laranjeira

Modo de Fazer
Faça o recheio misturando bem as amêndoas, as nozes, o açúcar e a água de flor de laranjeira. Depois, estenda a massa sobre o mármore, espalhe o recheio no sentido do comprimento e enrole-a no sentido diagonal, da direita para a esquerda. Faça vários enrolados dessa forma. A seguir, unte uma assadeira redonda com manteiga e disponha os enrolados a partir do centro, um ao lado do outro. Cubra os enrolados com manteiga derretida e leve-os ao forno brando, por 1/2 hora, até dourar. Enquanto isso, prepare a calda engrossando o açúcar em 1/2 litro de água, em fogo brando, juntando o limão quando estiver em ponto de fio. Assim que a calda esfriar, adicione a água de flor de laranjeira. Finalmente, quando os enrolados estiverem assados, regue-os com a calda fria e corte-os em pedaços de mais ou menos 6 cm de comprimento.

* * * * *

78       CHEBIETE

Ingredientes
1/2 kg de farinha de trigo
1 ovo
1 colher (sopa) de manteiga
1/2 tablete de fermento desmanchado em um pouco de água e açúcar
1 copo de água filtrada

Modo de Fazer
Misture a farinha com a manteiga e o ovo, esfregando bem com as mãos. Acrescente o fermento e continue esfregando. Por fim, junte a água, aos poucos, e vá amassando, até que a mistura fique leve e com bolhas. Deixe a massa descansar, coberta por um pano, durante 20 minutos. Então, divida a massa em três pedaços iguais. Abra cada porção sobre uma mesa polvilhada com maizena, até que fique bem fina. Unte as porções com manteiga derretida e coloque uma porção sobre a outra. Dobre a massa duas vezes, com espessura de 1 cm. Corte a massa em quadrados de 4 cm, coloque recheio de nozes, em cada quadrado e dobre cada um no formato de meia-lua. Aperte as beiradas, ligeiramente para uni-las. Deixe descansar um pouco. Enquanto isso, unte uma assadeira com manteiga e coloque os doces na seguinte ordem: o lado grosso de um fica sobre a beirada fina do outro. Regue com manteiga derretida. Leve ao forno bem brando. Quando os doces estiverem tostados, da cor de palha, retire-os do forno, deixe esfriar e só então retire-os da assadeira. Finalmente, cubra-os com calda fina.

* * * * *

79       COMPOTA DE ABRICÓ

Ingredientes
200 g de abricós
1 1/2 copo de açúcar

Modo de Fazer
Lave os abricós e deixe de molho na véspera. No dia seguinte leve ao fogo com a mesma água e deixe cozinhar por 10 minutos. Então, junte o açúcar e leve tudo para ferver, até que o caldo engrosse.

* * * * *

80       DEDOS DE ZÊINA

Ingredientes
massa folhada

Modo de Fazer
Estenda e corte a massa folhada em retângulos de 10 x 20 cm. Dobre 5 cm do lado maior. Em cima dessa parte, espalhe o recheio. Enrole, de modo a formar um charutinho da grossura de 1 dedo, com 10 cm de comprimento. Unte uma assadeira com manteiga. Arrume os enrolados (também untados em manteiga derretida) na assadeira e leve ao forno brando, para corar levemente. Sirva-os regados com calda fina.

 

* * * * *

| 1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 |

Links Recomendados
Google adsense

Parceiros
PARCEIRO 01
PARCEIRO 02
PARCEIRO 03
PARCEIRO 04
PARCEIRO 05
Propaganda